Como controlar ansiedade no relacionamento

como controlar ansiedade no relacionamento

Muitas mulheres me procuram com esse dilema: Como controlar ansiedade no relacionamento amoroso? Principalmente, quando o relacionamento está começando, ou quando sentem que pode haver uma nova presença feminina na área.

Se você está passando por uma situação dessas, ou conhece alguém que vive esse drama, esse artigo vai ajudar – não hesite em compartilhar com alguém que possa se beneficiar, pois viver ansiosa é horrível e pode atrapalhar e muito nossos planos de uma vida a dois com dias de alegria e prazer. Veja o caso abaixo.

Fabiana conheceu Thomas em uma palestra de negócios e ficou bem interessada. Ele também se sentiu atraído por ela, tanto que pediu seu número do WhatsApp. Trocavam mensagens diariamente e, no início, a conversa fluía de modo natural e agradável.

Mal amanhecia, Fabiana já enviava para ele um “bom dia” e antes de dormir, o tradicional “boa noite” não podia faltar! Mas, com o passar das semanas, para surpresa de Fabiana, Thomas já não respondia como antes. Dizia estar sempre ocupado e isso deixava Fabiana sem saber o que fazer, triste e ansiosa por respostas.

Fabiana começou a se dar conta de que estava enfiando os pés pelas mãos de novo e que tinha que aprender a como controlar ansiedade no relacionamento, afinal, estavam apenas iniciando. Mas o estrago já tinha sido feito.

Thomas já tinha percebido o quão ansiosa Fabiana era e se sentiu sufocado, pois além das mensagens insistentes, ela passou a cobrá-lo por não responder rapidamente. E de novo, o que tinha potencial para ser uma relação gostosa e leve, se desfez por mal entendidos provocados por atitudes de baixa autoestima, ansiedade e carência efetiva.

Quantas de nós já agimos da mesma forma que Fabiana? E se você já teve ou ainda tem esse tipo de comportamento, eu te pergunto: Será que isso não está afastando homens interessantes de você?

O que os homens mais prezam – e morrem de medo de perder – é a liberdade deles. Quando vamos com muita sede ao pote, atropelamos as coisas e afastamos um possível parceiro interessante por ansiedade no início de relacionamento.

Às vezes, quando queremos muito encontrar alguém, acabamos nos empolgando, achamos que finalmente encontramos nossa ‘alma gêmea’ sem ao menos esperar alguns meses para que isso se mostre realidade mesmo.

Para conhecermos alguém é preciso tempo, deixar fluir a relação, investir em muito diálogo.

Um relacionamento saudável é marcado por atitudes que permitam espaço para o outro respirar, sem se sentir pressionado a tomar qualquer decisão e ação precipitada. Somente assim você saberá se ele é realmente o homem que você deseja ao seu lado.

Por essa razão, esse projeto “Porque Você Merece” existe! Para te incentivar a fazer escolhas inteligentes, a vencer essa ansiedade no relacionamento amoroso, aumentar sua autoestima e aprender a lidar com a insegurança.

Convido você a ler os nossos artigos, um a um, para entender melhor como pode ser uma mulher mais autêntica, verdadeira, que sabe como se valorizar em seus relacionamentos sem se anular e sem se corroer com insegurança e ansiedade! Eu já estive onde você está agora e acredito, sinceramente, que posso te ajudar.

Agora,  que tal aprender a como dominar essa ansiedade?

Descubra o que é ansiedade e, logo adiante, aprenda como controlar ansiedade no relacionamento aplicando algumas práticas no dia a dia!

O que é ansiedade?

ansiedade no início do relacioanemnto

É a pressa para que as coisas aconteçam de imediato. Essa pressa é o desejo de ‘garantir’ que as coisas vão sair como você deseja. Mas isso não existe, concorda comigo?

A pessoa ansiosa funciona num ritmo diferente da vida porque quer sempre mais certezas e garantias, então, suas escolhas, atitudes, pensamentos, ou seja, tudo em seu viver fica acelerado.

O coração fica a mil por hora, o estômago dói, a pessoa esquece de respirar, não consegue estar presente em nada, todas as áreas de sua vida ficam comprometidas.

Será que eu devo fazer isso? Será que eu ligo para ele, ou será que não ligo?

A ansiedade faz com que você faça tudo isso, muitas vezes, antes da hora, sem permitir que as coisas amadureçam naturalmente, e acaba se prejudicando no processo da conquista. E algo que poderia ser muito bom, vai para o ralo.

Com todas essas redes sociais de hoje em dia, as mulheres ansiosas ficam o tempo todo mandando mensagens, vendo se a pessoa já abriu e leu, e se abriu, por que não respondeu ainda?

Ai cobra o homem, insiste… e sinceramente, isso fica invasivo, pesado demais, ele se sente pressionado, sufocado. O que estava começando a ficar bom, esfria e ele some.

Conquista não ‘orna’ com ansiedade

A vida tem um fluxo natural e é preciso respeitar isso. É preciso deixar a conquista acontecer aos poucos. Afinal, uma das partes mais gostosas do relacionamento amoroso é esta: sentir saudade… sentir desejo de rever a pessoa.

ansiedade no relacionamento amorosoE se você está ansiosa o tempo todo, você rouba esse tempo e mata esse desejo dele por você!

Com a ansiedade tão alta desse jeito é difícil mostrar quem é você de verdade; também não se permite ver o outro como ele é em sua essência – talvez nem seja tudo aquilo que sua mente imagina, ou quer que seja.

Para que duas pessoas se conheçam, é preciso que haja espaço. Só que você quer que seja intenso e verdadeiro logo de cara, mas o relacionamento ainda não tem estrutura pra tudo isso.

Um relacionamento bom é como um prato gostoso: precisa de tempo para ficar saboroso.

Agora vou te mostrar um jeito prático para lidar com essa ansiedade!

Como controlar ansiedade no relacionamento?

Pequenas ações podem transformar uma vida toda! Por isso, se você não obtiver vitória em algumas dessas práticas, não desanime e não desista! Levante a cabeça e prossiga em seu objetivo! O resultado vai compensar, eu te prometo!

#1 – Lembre-se de respirar

Isso mesmo! A pessoa ansiosa esquece de respirar. Toda vez que tiver um impulso de ligar ou escrever para ele, respire profundamente pelo menos 10 vezes e somente depois decida se deve ligar mesmo.

Lembre-se: Deixe que ele sinta saudade. Suma um pouquinho. Não esteja tão disponível. Ele precisa sentir a sua ausência de vez em quando!

#2 – Aprenda a deixar rolar só por hoje

Escreva a seguinte frase em letras grandes e coloridas e cole em lugar visível para você:

A VIDA ACONTECE UM DIA DE CADA VEZ!!!!

#3 – Realidade X Idealização

Identifique a diferença entre realidade e idealização. Faça essa pergunta pra si mesma sempre que necessário: Qual a diferença entre a realidade e aquilo que estou idealizando neste momento?

Faça o seguinte: Reverta a situação e imagine alguém te mandando mensagens o dia inteirinho e querendo que você responda a todas elas na hora. Como você se sentiria sobre esse homem? Você gostaria de alguém que ficasse te cobrando atenção o tempo todo?

Tenha coragem de olhar o que realmente está acontecendo e, assim, vai evitar agir de modo impulsivo e acabar estragando tudo.

#4 – Celebre!

ansiedade no início de relacionamentoA cada dia que conseguir ficar mais tranquila, respirar e agir de modo mais sereno, sem meter os pés pelas mãos, com mais controle sobre suas emoções, CELEBRE cada pequena vitória! Marque no calendário, ou na agenda para que você veja o seu progresso.

Isso é muito importante, pois vai te ajudar a se fortalecer e ficar mais confiante e menos carente da atenção dos outros e, principalmente, do homem que está interessada.

Isso vai permitir que você mostre sua melhor versão – o seu Eu Verdadeiro, que com certeza não é um poço de ansiedade.

CONCLUSÃO

Após aprender essas 4 práticas de como controlar ansiedade no relacionamento, qual a decisão que você vai tomar?

Tudo começa com uma decisão, e a partir daí você começa a escrever uma nova história para você.

Mas olha, você não precisa acreditar em mim! NÃO ACREDITE EM MIM. Ao invés disso, decida aplicar essas dicas em seu dia a dia e depois você me conta se fizeram diferença para você também!

E se precisar de mais esclarecimentos, ajudas, táticas de como agir em uma situação específica, entre em contato comigo. Envie a sua mensagem para creusa@porquevocemerece.com

Gostou do artigo? Fique à vontade para comentar! E sabe aquela amiga ansiosa que você quer muito ajudar a ser mais feliz? Compartilhe com ela esse post, você estará contribuindo para a sua mudança e ela será muito grata a ti, com toda certeza!

Você me encontra também no YOUTUBE com vídeos toda 5a feira, na Fanpage do Facebook Creusa Brigatti – Porque Você Merece e no Instagram #porquevocemere com postagens diárias!

Um beijo no seu coração e até breve, até lá, cuide-se bem, porque você merece!

Creusa

 

1 comentário


  1. Olá, simplesmente adorei a aula, eu tenho esse medo de ser pegajosa, mas tbm tenho ansiedade.
    Fico pensando que se eu demorar muito, outra vai entrar e levar. Preciso resolver isso dentro de mim. obrigada

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *